top of page
  • Foto do escritorPeach

Muito frio para pescar?


Bom, importante começar dizendo que a "sensação" de frio é algo muito relativa! Lembro-me nos meus tempos de Rio de Janeiro, que aos 20°C as praias esvaziavam, e a população desfilava (e creio que ainda desfile) pelas ruas como se estivessem sob um rigoroso inverno no Alaska; casacos de couro, botas, cachecol, etc. Aliás, não é só o pessoal do Rio de Janeiro, no Sul do País, onde o inverno bate com um pouco mais de rigor, o pessoal também é friorento (diga-se de passagem, não conheço um sulista que não o seja, e olha que tenho família e amigos lá). O pessoal do Norte, Nordeste e Centro-Oeste então, nem se fala, apesar que também faz um frio razoável nas diversas serras e planaltos da região, o que pega muito turista de surpresa! Acho que parte do motivo de sentirmos tanto frio em nosso inverno tropical é a alta umidade no Brasil, o que faz nossos ossos congelarem e o frio penetrar até em nas nossas almas.


Há vários anos vivo na Georgia, e ainda acho que o frio seja algo relativo. Aqui no Sul dos Estados Unidos as temperaturas médias de inverno normalmente variam entre uns -5°C e 10°C, e o povo local também não está acostumado (já que no verão o calor beira os 38°C - 40°C); virando motivo de chacota e piada para grande parte do País, onde as temperaturas chegam mole, mole, nos -25°C durante grande parte do inverno. Um outro fator que faz muita diferença é o vento, que pode duplicar a sensação de frio, portanto, não se deixe enganar com o que os termômetros apontam apenas.



Agora, de modo geral, a umidade relativa no inverno norte-americano é extremamente baixa, logo, se vestido adequadamente, e tomando-se as devidas precauções,o frio torna-se mais ameno e aí, torna-se possível sim, curtir o ar livre.


A regra número um é vestir-se em camadas, várias camadas (como uma cebola), com roupas de materiais adequados. Primeiramente, uma segunda pele de lã ou algum material sintético feito para evaporar o suor e manter o calor do corpo. Da mesma forma, antes da meia de lã, coloque uma meia fina, chamada de "liner socks" em Inglês, o que ajuda a manter seus pés secos e quentes. Depois desta primeira camada, um calça, uma camisa de manga comprida e um par de meia de lã ou um mix de tecidos sintéticos e lã - evite sempre tecidos de algodão, que não ajudam a evaporar o suor do corpo. Na camada seguinte da cebola, um pullover, um gorro (ajuda a esquentar as orelhas e, no meu caso, minha grande testa), e um bom par de botas para trilha. Finalmente, um cachecol, um casaco de "down" ou um "wind breaker" (e se estiver chuvendo, um casaco a base de Gore-Tex ® ou outro material impermeável de alta qualidade), e um bom par de luvas.





Semana passada, saí para fazer uma caminhada nas montanhas e o dia estava maravilhoso, céu azul sem uma nuvem no céu, com a temperatura um pouco acima dos zero graus celsius. A caminhada foi curta, mas já no início eu comecei a sentir o calor sendo gerado no corpo e comecei a suar, a ponto de ser obrigado a abrir pela metado o zipper do meu casaco. Neste dia, nem luva eu precisei, mas a mão ficou no bolso do casaco durante grande parte do trajeto. É realmente impressionamente como, mesmo sob baixas temperaturas, mas com um vestimento adequado, é possível se curtir o ar livre sem sentir um pingo de frio.



Pois bem, blá, blá, blá e até agora não falei de pesca … então vamos lá. Muito frio para pescar? Claro que não. E ponto!


Está certo que as trutas ficam menos ativas, economizando suas energias somente para atividades críticas, entre elas a de se alimentarem. Mas elas (as trutas) estão lá nos rios, no calor ou no frio, não importa. Você talvez não consiga vê-las pois elas têm excelente camuflagem natural, para se protegerem de predadores aéreos, mas elas estão lá. Talvez no bem no fundo dos poços durante o inverno, mas elas estão lá. Se elas estão lá, por que você vai ficar em casa? Ah, por causa do frio, e também porque as trutas são mais difíceis de se pescar no inverno. Bom, o frio nós resolvemos fácil, fácil, vestindo-nos apropriadamente. Mas de fato, a pesca de trutas no inverno vai requerer mais paciência, e acima de tudo, uma técnica diferenciada, tal qual a chamada "nymphing".


Ao contrário da pesca com mosca tradicional, onde tentamos nos aproximar dos peixes com moscas de superfície, o "nymphing" tenta colocar a isca no fundo, onde o peixe mais se alimenta no inverno. Muitas vezes precisamos de um pequeno peso à uns 20 cm acima da isca para fazê-la afundá-la e chegar ao fundo dos poços, e uma bóia para nos sinalizar a mordida da truta. É uma pesca mais técnica, menos poética, mas no inverno, mais produtiva. Há também a pesca com "midges" (que são moscas que se assemelham aos insetos domésticos), também bastante técnica , onde o tippet (o extremo de linha ao qual a mosca é presa) é extremamente fino (6X - 7X).

Durante a pesca no inverno é importante cuidar da saúde, manter-se hidratado, proteger os lábios e proteger a pele com creme e protetor solar - pelo menos não há a necessidade de repelente de inseto, pois eles não estão presente nesta época do ano! Como o pescador passa grande parte do tempo dentro da água, fique atento a sinais de hipotermia, e mantenha-se aquecido. Na pesca esportiva, o correto manuseio da truta antes de sua liberação, inclui molhar a mão que entra em contato com o peixe. Uma boa dica é carregar uma pequena toalha para secar as mãos sempre que elas se molharem. As mãos molhadas são uma das principais causas de frio e hipotermia.





Na minha opinião, o melhor motivo para se pescar no frio é que você estará praticamente sozinho, desfrutando da natureza selvagem sem ter que pedir licença para ninguém e nem ter ninguém invadindo o seu espaço. É só você, as trutas, o som das águas e das aves, e o resto da natureza. Ao final do dia, mesmo que as trutas não tenham cooperado, você terá ótimas memórias para alimentar sua alma e ajudar a tocar a sua vida até a próxima pescaria. E ainda te dá o direito de comemorar a aventura com uma bebida especial. Saúde!





Gostou? Increva-se no site!



36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page