top of page

5 MOTIVOS PARA ACAMPAR NO OUTONO (No Sul dos Estados Unidos!)

De modo geral, os povos que vivem em zonas de clima tropical não estão muito acostumados com temperaturas inferiores aos 20°C. Por isto eu brinco dizendo que pessoas destas regiões têm o "sangue fino", isto é, têm o sangue mais fácil de esfriar e de congelar.


Pois bem, é para vocês, povos de sangue fino, que eu escrevo aqui. Vocês podem até fazer cara feia e achar que eu sou maluco, mas por favor, permitam-me tentar explicar os meus 5 motivos para acampar em temperaturas que variam mais ou menos entre 0°C a 20°C. Eu sei porque sou Carioca, e porque também me demorou alguns anos morando no Sul dos Estados Unidos para que eu descobrir este grande segredo do mundo das aventuras ao ar livre: o acampamento no Outono.


Os meus 5 motivos para acampar no Outono são os seguintes:


1 - A insuperável beleza Outonal - A paisagem se torna lindíssima com a mudança das cores das folhas das árvores no Outono, especialmente nas montanhas dos países do Hemisfério Norte. O calendoscópio de tons vermelhos, amarelos, marrons e verdes colocá-nos no meio de uma pintura que só a natureza sabe fazer;




2 - O frescor do ar - A temperatura ambiente, que no decorrer do dia varia entre os 0°C e os 20°C, se mostra super agradável para caminhadas ao ar livre; muito melhor do que se enfrentar as infernais temperaturas de verão (30°C a 37°C), que combinadas com a altíssima umidade de locais como aqui Georgia, faz com que qualquer pessoa fique totalmente ensopada de suor nos primeiros 5 minutos de trilha. O grande truque de uma caminhada no Outono é se vestir apropriadamente (mais detalhes ao final deste blog);


3 - A ausência de bichos desagradáveis - As cobras, as aranhas e os mosquitos que parecem curitr bastante o verão no sul dos Estados Unidos, basicamente desaparecem no inverno, o que torna por sí só, um grande motivo para elegermos o Outono como a melhor época para a vida ao ar livre. Além disto, no Outono é mais fácil admirar outros animais selvagens, como os veados, os elks, os ursos, as lontras, e etc.;



4 - A redução significativa de pessoas nas trilhas, lagos, rios e cachoeiras - Aqui nos Estados Unidos, grande parte das famílias e casais ainda preferem o verão para passar o tempo ao ar livre e desfrutar do frescor dos lagos e rios da região, já no Outono eles preferem o comforto de suas casas, dos Shopping Centers, dos restarantes ou dos "Sport Bars". Desta forma, as trilhas e áreas públicas para acampamento ficam bem mais vazias, e proporcionam, aos que se atrevem, uma sensação de tranquilidade que no verão é simplesmente inimaginável;



5 - A oportunidade de nos aquecermos pela boca - Sim, o que quero dizer é que devido às temperaturas baixas, principalmente pela manhã e após o pôr do sol, sentimo-nos com a vontade (e a necessidade) de optarmos pelo preparo de uma comidinha mais quentinha e calórica, de preferência preparada ao redor da fogueira. Da mesma forma, um bom chocolate quente, um bom destilado (ou um vinho) também ajudam bastante no aquecimento de nossos corpos e de nossas almas.



Agora que você sabe das razões pelas quais eu prefiro o Outono para minhas atividades ao ar livre, é importante você também saber o que é necessário para se aproveitar o Outono e se manter comfortável e protegido durante esta época do ano.


  • Se vista adequadamente - A temperatura varia bastante no Outono, portanto, vista-se em camadas (como uma cebola) para que você possa se adaptar a esta mudança no decorrer do dia. Dependendo do frio ou de sua sensibilidade à ele, a primeira camada pode ser uma calça e uma camisa de malha térmica (tipo ciroula), depois uma camisa longa tipo "dry-fit" e uma calça confortável, um suéter de Poliester (tipo "fleece"), um casaco (tipo "down"), e para manter as extremidades aquecidas, luvas, gorro e meias de lã. Como regra geral, sempre leve uma boa capa de chuva em suas viagens.

  • Durma aquecido/a - Principalmente se estiver acampando, tenha a certeza que o saco de dormir é dimensionado para o frio noturno (no meu caso um saco para 15°F (-10°C), funciona perfeitamente. Além disto, tenha seu saco de dormir extendido sobre um colchonete térmico, dentro da barraca. A barraca também deve ser extendida sobre um "footprint", isto é, sobre um tecido que evite que a humidade do solo entre em contato direto com o fundo da barraca.

  • Pré-selecione a área para acampar - Antes de escolher o acampamento, certifique-se que a área está aberta ao público; vários acampamentos aqui nos Estados Unidos fecham no final de Outubro e só reabrem na primavera seguinte.


  • Prepare-se para se aquecer com uma fogueira - Verifique se há restrições para se acender uma fogueira na região do acampamento. A fogueira é essencial para o seu conforto noturno ao ar livre; sem ela o melhor é comer, ir dormir na barraca e acordar cedo no dia seguinte. Importante também é apagar a fogueira ao se retirar, evitando assim riscos de incêndio.


Então, se animou para curtir o Outono americano?

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page