top of page
  • Foto do escritorPeach

Os peixes da Georgia

Atualizado: 21 de out. de 2019

Muito interessante foi, aos poucos, conhecer os peixes que habitam os rios, lagos e mar do estado da Georgia, nos Estados Unidos. Nascido e criado no Rio de Janeiro, estou razoavelmente familiarizado com as espécies de nosso litoral, e também com as famosas espécies que habitam os grandes rios de nosso País tropical. Chegando aqui, fui descobrindo uma enorme variedade de peixes, alguns totalmente novos para mim, outros, variações de uma mesma espécie.


Por exemplo, o Black Bass, espécie da família Micropterus, que foi levada ao Brasil e é bastante conhecida na pesca esportiva, pode ser encontrado aqui na Georgia em pelo menos 10 tipos diferentes, sendo os que seguem os mais comuns: largemouth, smallmouth, shoal, spotted, redeye and Suwannee bass. Dada esta diversidade, uma competição bastante conhecida por aqui entre profissionais e amadores da pesca esportiva, é o Bass Slam, onde o pescador deve, no prazo de um ano, capturar pelo menos um exemplar de 5 à 9 (dependendo de quem você perguntar) destas espécies.



Black Bass of Georgia

Outro exemplo de diversidade piscosa é com relação às trutas. Diga-se de passagem, a Georgia é o estado mais ao sul dos Estados Unidos (portanto, o mais próximo do Brasil, ao hemisfério norte), onde o clima e a temperatura dos rios ainda fornecem um habitat adequado à presença de trutas.Mas, voltando ao assunto da diversidade ... Há na Georgia três tipos distintos de truta: a famosa truta Arco íris, a truta marron (Brown Trout) e a nativa, Brook Trout, esta última pequenina (raramente acima de 25 cm) mas muito querida dos pescadores e ambientalistas.



Brook Trout

Uma outra espécie que oferece bastante diversão (principalmente quando pescada de um caiaque), é o Robalo Listrado, que em inglês chamamos de "Striped Bass". Estes peixes, originalmente da água salgada podem ser encontrados em rios em algumas épocas do ano, mas habitam principalmente nossos lagos. O Robalo Listrado chega a pesar 30 Kg quando adulto e por isto são bastante procurados por percadores nos lagos da região. Embora a sua pesca esteja aberta durante o ano inteiro, é no período entre meados de Junho e Setembro que os maiores exemplares são capturados. Em Outubro, é comum vê-los subir à superfície da água. Durante o inverno norte-americano (Dez-Mar), a pesca fica mais difícil, pois os hábitos deste Robalo muda constantemente, algumas vezes estão no fundo, outras no raso e por aí vai, mas um bom guia de pesca está aí para fazer os milagres e a possível alegria do pescador.



Robalo Listrado no Lake Lanier


A diversidade piscosa é enorme, passa ainda pelos pequeninos "Crappies" dos lagos, aos crescidos "Red Drums" de água salgada. Para você que tem curiosidade sobre o assunto, visite o link do Departamento de Recursos Naturais da Georgia.


Aos poucos vamos falando mais sobre os peixes da Georgia.


Boa Pesca!



21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page